Com apenas 1m19s570, o novo recorde foi conquistado a bordo de um protótipo AJR
Bastaram apenas 1m19s570 para que o piloto Gustavo Kyrila marcasse um recorde histórico na pista do Autódromo Velocitta, durante a 4ª etapa da Império Endurance. No ano em que o autódromo completa 10 anos de homologação, o piloto Kiryla superou o antigo recordista Max Wilson, que completou o circuito em 1m28s812, em um Porsche Império GT3 Cup. Desta vez, o carro que conquistou o melhor tempo foi o 444, um protótipo AJR da equipe Motorcar Racing, enquanto participava do Treino Classificatório P1 – G1.
— Eu adoro essa pista, é a minha segunda vez aqui. Para mim, estar no Velocitta e fazer o recorde, ainda mais nos 10 anos de pista é um privilégio, fico muito feliz. Tomara que esse recorde fique para sempre, que ninguém bata! Foi muito legal, a corrida foi demais, aqui (o Velocitta) sempre traz uma corrida espetacular para nós —, afirma o piloto Kiryla.
O paranaense Gustavo Kiryla começou a sua carreira no universo do automobilismo com o Kart e é Campeão Metropolitano de Kart. Também já pilotou pela Sprint Race, Porsche Cup e Stock Light. Já em 2019, deu a largada na Endurance Brasil com o AJR.
O melhor tempo também não foi o único título conquistado por Kyrila durante a 4ª etapa do campeonato, já que ele juntamente com Vicente Orige – sua dupla do AJR 444 – foram os campeões na categoria P1. Os pilotos também subiram à primeira posição do pódio na categoria geral e levaram para casa o troféu de melhor equipe.
No automobilismo, para se obter uma grande vitória é necessário a soma de esforços de toda uma equipe e não foi diferente com a Motorcar Racing, que dedicou dois anos no protótipo AJR.
— É um carro que estamos trabalhando e desenvolvendo desde 2020. É um trabalho intenso e exige muita dedicação. A gente tem um time de engenharia, que trabalha diariamente nesse desenvolvimento aerodinâmico, mecânico, dinâmica de suspensão, motor. Então tudo isso exige muitas e muitas horas de trabalho, testes, simulações, usa CFD e CAD. Então, tem muito recurso envolvido e muito trabalho, que fazem que a gente consiga bons resultados, uma boa performance. Isso tudo é o que contribui muito para essa performance que aparece na pista —, explica Rafael Cardoso, chefe de equipe Motorcar Racing.