Na primeira corrida da rodada dupla da quinta etapa da temporada 2017 da Copa Petrobras de Marca, no Velo Città, Vicente Orige foi o grande vencedor. Depois de largar na pole, o piloto suportou uma pressão inicial do segundo colocado, Nonô Figueiredo, e administrou a vantagem até o fim para conquistar sua terceira vitória no ano. Nonô terminou em segundo e Odair dos Santos completou o pódio da prova realizada na manhã deste sábado (05/08) em Mogi Guaçu (SP).
Orige conseguiu abrir vantagem logo na largada, mas a entrada do carro de segurança após acidente entre os carros de Pedro Boesel, Elias Azevedo e Felipe Tozzo fez com que o catarinense perdesse a vantagem conquistada. No entanto, após uma boa relargada, controlou a vantagem em relação a Nonô até a linha de chegada. “Bem no começo o carro dele se aproximou depois do aquecimento dos pneus, mas consegui abrir uma vantagem. Quase dei um azar com a entrada do carro de segurança, mas consegui relargar bem e abrir uma vantagem boa. A equipe está de parabéns, o carro está um foguete”, comentou Orige. Com a vitória, o piloto do Chevrolet Cruze #43 diminuiu em 24 pontos a distância para o líder do campeonato. “Agora na próxima prova é largar em oitavo e conquistar mais alguns pontos para diminuir essa diferença para o Nonô”, acrescentou.
Para o líder da competição, Nonô Figueiredo, o lastro de desempenho de 80kg foi um “adversário extra” que o prejudicou na briga pela vitória. “Os 10 quilos de diferença de lastro para o Orige atrapalharam. Ele não cometeu erros, está de parabéns. Estou pensando no campeonato, tenho que estar sempre próximo dele e fazer com que a diferença que ele desconte não seja tão grande. Levando em consideração as circunstâncias, tenho que me dar por satisfeito”, destaca o piloto do Chevrolet Cruze #11.
Odair dos Santos subiu ao pódio na terceira colocação depois da punição aplicada a Carlos Souza, por atitude anti-desportiva, e comemorou bastante a posição e o primeiro lugar no Marcas Trophy, competição paralela que premia os pilotos estreantes da categoria. “Ontem estava muito chateado porque fui mal na classificação, não vislumbrava essa situação. Mas no final acabei me dando bem, com algumas confusões na corrida e mesmo com o carro não estando no ritmo muito bom, acabei me aproveitando das situações. Alegria imensa subir no pódio na geral e assumir a liderança do Trophy”, afirma o piloto do Toyota Corolla #74. O pódio do Trophy foi completado por Marcio Basso em segundo e Luis Arruda em terceiro.
A largada para a segunda corrida da rodada dupla no Velo Città será realizada neste domingo, a partir das 09h20, com transmissão ao vivo pelo canal Esporte Interativo.
Confira como ficou o resultado final da primeira prova, em Mogi Guaçu (SP).
1. 43 Vicente Orige (Chevrolet Cruze) – 15 voltas em 2min29s992
2. 11 Nonô Figueiredo (Chevrolet Cruze) – a 1s202
3. 74 Odair dos Santos (Toyota Corolla) – a 4s214
4. 1 Thiago Marques (Renault Fluence) – a 4s590
5. 28 Marcio Basso (Chevrolet Cruze) – a 9s040
6. 21 Luiz Arruda (Toyota Corolla) – a 16s520
7. 33 Patrick Choate (Renault Fluence) – a 22s770
8. 28 Carlos Souza (Chevrolet Cruze) – a 23s193*
Não Completaram:
9. 36 Pedro Boesel (Chevrolet Cruze) – a 5 voltas
10. 21 Elias Azevedo (Toyota Corolla) – a 6 voltas
11. 66 Enrico Bucci (Ford Focus) – a 12 voltas
12. 3 T.Klein/ R. Gargiulo (Toyota Corolla) – a 13 voltas
13. 57 Felipe Tozzo (Chevrolet Cruze) – excluído por atitude anti-desportiva
Resultado sujeito a verificações técnicas e desportivas
*Punido com acréscimo de 20 segundos no tempo total de prova, por atitude anti-desportiva 06
Nem mesmo o lastro de desempenho de 80 quilos no carro, por ser líder do campeonato, tem impedido Nonô Figueiredo de manter a regularidade nas etapas da Copa Petrobras de Marcas. Depois da segunda colocação na primeira corrida da rodada dupla no sábado, o piloto pulou de sétimo para a vice-liderança da prova e aproveitou um erro de Thiago Marques na curva 5 para ultrapassá-lo e conquistar a vitória na prova 2, realizada neste domingo (06/08), no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). A segunda posição ficou com Vicente Orige e Thiago Marques foi o terceiro.
“Seria uma corrida se ele não tivesse errado, porque ser agressivo carregando o lastro é bem difícil. Ele não estava tão rápido e me segurava, felizmente ele acabou errando, facilitando a minha vida e a do Vicente”, destaca o dono do Chevrolet Cruze #11.
Restando três rodadas para o fim do campeonato, a briga pelo título está ficando cada vez mais isolada entre Nonô Figueiredo e Vicente Orige e isso ficou evidente após as corridas no Velo Città. “Vitória bem importante, no momento em que o Vicente crescia no campeonato. Foi bom para interromper e importante para ir para essa reta final de campeonato com um pouco de vantagem para que quando algo de errado acontecer eu ter um pouco de vantagem para continuar na briga pelo título”, destaca Nonô, que lidera a competição com 192 pontos.
Vicente Orige tentou manter a perseguição ao líder depois da vitória na primeira corrida em Mogi Guaçu, mas deixa a etapa com a mesma diferença de 27 pontos após a segunda posição na prova deste domingo. “Não consegui me aproximar dele. Tirei três pontos ontem e os perdi hoje. Minha meta na prova era ficar na frente dele, mas o Nonô largou muito bem e ainda sofri um toque na traseira que me atrapalhou. Os resultados foram bons, mas ele está mantendo a vantagem na reta final e está ficando cada vez mais difícil, mas vamos batalhar até a última corrida”. O vice-líder da competição está com 165 pontos.
O terceiro colocado Thiago Marques liderou boa parte da prova, mas um erro ao engatar a marcha na curva 5 o fez perder a posição para Nonô e Orige. “A gente sabe que para andar com os carros da Chevrolet precisamos guiar 110% e eu não estava com capacidade para isso hoje. Sabia que não podia errar, fui tentar fazer a curva em primeira e o câmbio bloqueou. Acho que foi o que dava pra fazer. Vamos para frente”, declara o piloto do Renault Fluence #1, que ocupa a quarta posição na classificação do campeonato.
Marcas Trophy:
No campeonato paralelo que premia os jovens e estreantes da Copa Petrobras de Marcas, o nome foi Odair dos Santos. O piloto subiu ao posto mais alto do pódio da competição nas duas provas da rodada dupla depois de um terceiro e quarto lugar – no geral – no autódromo Velo Città.
Os resultados o levaram para a liderança do Marcas Trophy, título que passa a ser o objetivo de Odair na temporada. “Foi o melhor final de semana que eu tive na categoria. Saio muito feliz daqui, com os melhores resultados. É um incentivo para gente continuar trabalhando e treinando. As pessoas não sabem o que os pilotos precisam para chegar a um nível de rendimento bom. Esses resultados são frutos desse esforço”, comentou o piloto da Toyota.
Confira o resultado final da segunda corrida no Velo Città:
- 11 Nonô Figueiredo (Chevrolet Cruze) – 17 voltas em 28min07s253
- 43 Vicente Orige (Chevrolet Cruze) – a 2s845
- 1 Thiago Marques (Renault Fluence) – a 10s151
- 57 Felipe Tozzo (Chevrolet Cruze) – a 14s221
- 28 Carlos Souza (Chevrolet Cruze) – a 15s789
- 74 Odair dos Santos (Toyota Corolla) – a 20s875
- 21 Elias Azevedo (Toyota Corolla) – a 26s562
- 12 Marcio Basso (Chevrolet Cruze) – a 33s968
- 36 Pedro Boesel (Chevrolet Cruze) – a 41s129
- 44 Luiz Arruda (Toyota Corolla) – a 1 volta
- 33 Patrick Choate (Renault Fluence) – a 1 volta
- 66 Enrico Bucci (Ford Focus) – a 1 volta
Não completou
- 3 T.Klein/R.Gargiulo (Toyota Corolla) – a 13 voltas