NOSSA CASA

NOSSA HISTÓRIA

ONDE ESTAMOS

QUEM SOMOS

NOSSO COMPLEXO

NOSSA AGENDA

FALE CONOSCO

g0022458-credito-carsten-horst-jpg.jpegFederação Internacional do Automobilismo atesta que circuito está apto para receber competições internacionais

O autódromo Velo Città, localizado em Mogi Guaçu (SP), recebeu, esta semana, a homologação da FIA – Federação Internacional do Automobilismo. O local, que foi construído dentro dos padrões da organização e já era homologado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), agora é um autódromo internacional.

“É como recebermos um ISO. O que fizemos foi bem feito, tem padrão internacional e pode receber qualquer tipo de GT’s, Turismo e até Fórmulas 3. Esta homologação é como um troféu”, celebra Eduardo Souza Ramos, idealizador do projeto do Velo Città. Com 3.430 metros de extensão, o circuito Velo Città levou cinco anos para ser construído. Com acompanhamento próximo dos órgãos ambientais, como Ibama, todos os procedimentos e normas foram respeitados para promover uma perfeita integração do circuito à região. Há pouco mais de um ano, o local teve sua homologação assinada pela CBA. Depois, o projeto e as plantas foram remetidos à FIA.

O material passou por uma avaliação computadorizada que verificou os itens básicos. Com a validação do sistema, o Velo Città recebeu a visita de um inspetor, que o atestou apto. No total, apenas três autódromos no Brasil possuem homologação internacional: Velo Città, Interlagos e Curitiba. Para conseguir a aprovação, o autódromo deve atender a uma série de requisitos, basicamente focados em segurança. São analisados: largura do circuito, das rampas, tipo do asfalto (feito com borracha de pneus triturados, tornando-o mais ecológico), áreas de escape, guard rails, barreiras de pneus, zebras, muro dos boxes e alambrados de proteção, plataforma de sinalização, sistema de drenagem, quantidade de pontos de sinalização, além do Medical Center e Racing Control.

O Velo Città tem tudo isso dentro dos padrões internacionais e ainda oferece Racing Center, um espaço completo, com toda estrutura de vestiários, cozinha, sala de briefing e lounge, para receber qualquer tipo de evento, principalmente ligados ao mundo automotivo. Ainda oferece bolsões de estacionamento, heliponto, boxes e paddock. E a expansão não para: a ampliação da área vip, sobre os boxes, e a construção da sala de cronometragem e direção de prova estão na fase final.

Com foco em competições e eventos fechados como track days, test-drives, coletivas de imprensa e cursos de pilotagem, o autódromo tem a Mitsubishi como patrocinadora oficial e foi palco da Lancer Cup, competição exclusiva de Lancer Evo R, lançamento do Mitsubishi All New Outlander, Mitsubishi Racing School e Lancer Evo Day. Também recebeu os eventos: 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Classic Cup, Porsche Cup, Suzuki Jimny, Bentley Continental GT V8, entre vários outros.

VELO CITTÀ ONLINE Em junho, o autódromo foi pioneiro e lançou um aplicativo para smartphone. No app, é possível encontrar orientações para chegar ao local, previsão do tempo, programação detalhada dos eventos e acompanhar a cronometragem ao vivo. O download é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS. Em agosto, o Velo Città lançou seu site oficial, com todas as informações sobre o circuito e fotos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *